terça-feira, 29 de junho de 2010

Como Organizar bolsas

Bolsas são uma paixão de todas as mulheres. Elas são objetos de desejo e indispensáveis para o dia a dia. A cada estação as bolsas apresentam novidades de modelos e cores e fica irresistível adquirir mais uma peça.

O ideal é mantê-las sempre limpas, ter um espaço para guardá-las e o principal: elas estarem organizadas, para que você encontre facilmente toda vez que quiser usar.

Dicas para boa conservação e proteção
- Mantenha o enchimento que acompanha a bolsa quando você a compra. Elas irão permanecer mais bonitas por um tempo maior, e não irão deformar com facilidade. Outra ótima opção é preencher com papéis colocados dentro de um saco plástico.

- Bolsas de couro não devem ser guardadas dentro de sacos plásticos, porque podem mofar. Opte por sacos de TNT, feltro ou algodão, pois esses sacos a deixam respirar. Algumas lojas costumam dar esse saco no ato da compra, guarde e utilize para acondicionar e protegê-las

- Evite transportar objetos muitos pesados ou pontudos, isso pode danificá-la.

- Para limpeza, utiliza um pano, levemente umedecido em água e sabão neutro. Retire o excesso e seque sob algo plano para não deformar a bolsa; Evite mergulhar a bolsa em água por muito tempo.

- Cuidado com canetas, batons ou outras coisas que podem manchar a bolsa. Mantenha esses objetos dentro de necessaires.

- Bolsas de festas ficam mais protegidas em caixas. Junte todas numa caixa grande.

- Não deixe sua bolsa no chão, carregue sempre com você um pendurador de bolsas, que pode ser utilizado para prender a bolsa a cadeiras e mesas.

Local: Prateleiras

É o melhor local para guardar sua bolsa. Arrume todas uma ao lado da outra, seguindo um padrão de tamanho e cor. Dessa forma fica muito mais fácil de encontrar uma bolsa específica na hora da pressa.

Local: Cabideiro ou Mancebo

Caso você não tenha mais espaço em seu armários pode usar um cabide argola, cabideiro ou mancebo no quarto para pendurar as bolsas que usa com mais freqüência, porém esses são indicados para guardar as bolsas por pouco tempo, pois podem deformar as alças se segurarem a bolsa por um longo período. Para isso, use cabides próprios para guardar bolsas, com suporte adequado para cada bolsa.

Local: Gavetões
Os gavetões embaixo da cama também facilitam a visualização e utilização. Se você tiver gavetões aproveite esse espaço, verá como é útil.

Local: Cestos

Se você estiver sofrendo com o problema de falta de espaço guarde suas bolsas numa cesta no chão do seu quarto perto do local onde você se veste. Não fica esteticamente bonito, mas é uma solução para quem não tem mais onde guardá-las.



Como organizar seus documentos

Quando se está trabalhando em casa a exigência de papéis e documentos é tão freqüente quanto quando estamos em uma empresa convencional. Nessas circunstâncias as pessoas mais organizadas levam vantagens sobre as demais, visto que mantém a disciplina do arquivamento e registro dos documentos, não permitindo que o conforto do lar relaxe a rotina administrativa e organizacional.

Nem todos os papéis e documentos precisam ser destinados a um arquivamento minucioso. Por isso, antes de reordená-los é importante deixar à mão os de uso mais constante. Por outro lado, manter itens raramente usados entre os de utilização rotineira, pode dificultar a busca de qualquer um deles em vez de facilitar.

Separando os Assuntos

Quando estamos trabalhando em casa muitas vezes misturamos os documentos particulares com os da empresa. Este é um erro grave porém comum e que deve ser corrigido, exigindo constante policiamento. Separe as coisas. Monte seções de arquivo para cada assunto: O que é da casa para um lado e o que é da empresa para outro, cuidando para separar também o tempo para cuidar de cada um.

Arquivos de Casa

Lar - A pasta ou caixa com esse título deve conter informações sobre todos os membros da família, bem como um inventário completo com todos os itens da residência e seus respectivos valores.
As descrições devem conter os nomes das peças e registro de seu modelo, fabricante e número de série.

Saúde - Essa divisão é destinada a todos os exames e receitas médicas de cada familiar, incluindo especialmente as mais recentes.

Finanças Pessoais - Trata-se de um local específico para armazenar os documentos referentes a contas bancárias, investimentos, seguros, testamentos atualizados (de acordo com o estado civil, novos beneficiários etc.), planos de pensão e comprovantes de pagamento de contas.
Crie um envelope ou divisão para cada conta a pagar. No exterior de cada um, anote as datas em que quer efetuar os pagamentos e não o dia em que as contas vencem. Depois ordene os envelopes de forma cronológica no arquivo ou pasta entitulada “Contas a Pagar”.
Caso também tenha pagamentos a receber, crie outra pasta, na qual podem ser inseridos seus recibos até que você receba o comprovante de depósito efetuado.

Viagens - A esta pasta podem ser destinados os documentos que geralmente são utilizados em viagens internas ou ao exterior.
Entre eles estão as anotações referentes a situações de emergência, ou seja, números de telefones a serem contatados, endereço residencial e tipo e fator sangüíneos.
Além disso, há ainda os comprovantes de vínculo no país de origem e cartão do seguro-saúde válido para a região de destino.

Quanto tempo guardar cada documento

- Licenciamentos e recibos de seguro obrigatório do automóvel:
Pelo menos 1 ano.

- Multas e contas de energia elétrica, telefone e cartão de crédito:
Podem ser requeridos pelas prestadoras de serviço até dois anos após serem pagos.

- Recibos de aluguel e contas de água:
O prazo mínimo para retenção de é de 5 anos.

- IPTU e Imposto de Renda:
O prazo mínimo para retenção de é de 5 anos.

- Taxa condominial:
O pagamento da pode ser contestado em até 20 anos.

- Comprovantes de pagamento de contas em geral:
Devem ser guardados por um tempo que varia entre 12 meses e 20 anos, para evitar contestações jurídicas

Organização digital

Além de arquivar em pastas ou caixas, os documentos em papel também podem ser armazenados no formato digital.
A maneira mais simples de executar esse procedimento é submetê-los a um scanner.

Alguns modelos desse aparelho são capazes de processar materiais encadernados, documentos frágeis, danificados ou muito pequenos.
Documentos já digitalizados podem ser organizados por meio de programas especificamente voltados a esse fim.

Os documentos e papéis arquivados, e conseqüentemente de uso menos constante, ficam mais bem protegidos quando guardados em caixas à prova de fogo. Também podem ser utilizados modelos que requeiram chaves ou códigos para serem abertos.

Como organizar seus DVD´S


Você provavelmente deve enfrentar problemas na hora de guardar seus DVDs. Eles devem estar todos amontoados em prateleiras, armários ou gavetas. O fato é que temos que nos adaptar aos espaços que possuímos, uma tarefa muito difícil.



Abaixo algumas dicas de como organizar seus DVDs, para que eles não fiquem bagunçados e para que encontre facilmente quando quiser ver aquele filminho.


- Guardar em ordem alfabética
Se você tem poucos DVDs o ideal é deixá-los em ordem alfabética. Ficará muito mais fácil quando quiser procurar um determinado filme.


- Guardar em numeração por ordem de compra
Essa é uma boa opção para quem compra muitos filmes e se perde na quantidade. Essa opção é melhor que a ordem alfabética, pois não precisará mudar a ordem toda vez que comprar um DVD novo, basta por no final da “fila”. Mas para auxiliar na busca, esse tipo de categorização precisa de uma lista auxiliar em ordem alfabética, com o nome do filme e seu respectivo número de compra.


- Listar todos os DVDs
Se na sua casa todo mundo compra DVD, o ideal é que vocês montem uma lista para evitar comprar DVDs duplicados e também para ajudar a gerenciar o conteúdo como um todo.


- Ganhar espaço na hora de guardar
Se quer comprar mais DVDs e não tem mais espaço para guardá-los, uma dica é você descartar as caixas do DVD e guardar apenas as mídias em um estojo específico por tema ou ordem alfabética. As caixas dos DVDs fazem muito volume e você pode eliminá-las sem problema.

*Dica: guarde sua coleção em maletas para dvd com divisórias próprias para formato.


- Catalogar todos os DVDs
Uma idéia também é pegar na internet um programa para catalogar os DVDs. Um bom programa é o Clantalago. Com ele você pode adicionar uma imagem para cada item cadastrado e existe também um módulo de empréstimos para que sempre saiba para quem emprestou aquele filme.

Bom Dia!

Que seja belo seu dia...
Que tenha sorrisos, suspiros,
abraços, alegria
cheio de esperanças
e novos sabores de sentimentos,
vontades, desejos e sonhos
Mas de nada vale,
Se não temos um Bom Dia...
Então, que você tenha um ótimo dia.