sábado, 29 de maio de 2010

CUIDADO COM AS ROUPAS

Organizar
É imprescindível, antes da lavagem, separar as roupas por cor e tipo. Misturar roupas brancas com as coloridas, roupas escuras com roupas que soltam pelos não deve ocorrer. Tudo isso deve ser averiguado para obter um bom resultado nas suas roupas. Portanto, separe em pilhas as roupas brancas, as cores claras e as de cores escuras. Crie uma pilha à parte para as roupas que serão lavadas à mão (caso você use a máquina de lavar). Depois, separe as roupas pelo grau de sujidade. Para a separação final, junte as peças brancas com as claras de acordo com a moderação da sujeira e separe os tipos de tecido: sintéticos, os mistos e os que não amassam, dos tecidos naturais.


Antes de Lavar

Verifique se as roupas estão com manchas e faça uma pré-lavagem das manchas em específico com produtos tira-manchas ou detergente líquido, ou sabão em barra. Se a mancha for difícil de sair, deixe-a de molho. Remova ornamentos, decorações, broches ou fivelas que possam danificar outras peças. Feche os zíperes, enganche todos os ganchos e abotoe todos os botões.

Usando os Produtos Corretos
Alvejante
Cuidados com as roupas ao usar o alvejante. Olhe corretamente a composição descrita na embalagem, já que alguns alvejantes possuem cloro e isso causa danos a roupas coloridas. Utilize somente em roupas brancas. Existem alvejantes próprios para roupas coloridas. Os alvejantes não substituem o sabão em pó, ele apenas auxilia na remoção da sujeira.

Amaciante
Tem a função de amaciar as fibras de tecido e deixá-las com perfume agradável. O amaciante nunca deve ser despejado diretamente nas roupas, porque mancha. Sempre olhe a embalagem e leia a dosagem recomendada do fabricante para dissolver na água, você consegue melhores resultados seguindo as instruções. Coloque de molho para conseguir o efeito desejado. Se lavar à máquina, coloque o produto no último enxágüe.

Cuidados com as Roupas Durante a Lavagem
Ao lavar suas roupas em casa, você pode utilizar uma lavadora de roupas ou lavar à mão. As dicas serão para essas duas práticas mais comuns.


Como melhor Lavar à Máquina
Não sobrecarregue a lavadora com roupas demais, não exceda a recomendação do fabricante. Espalhe ao redor do agitador as roupas mais pesadas para as mais leves, de dentro para fora. Evite o desperdício de água, utilize apenas a quantidade correta de água proporcionalmente. Para os ciclos de lavagem, leia o manual de instrução da lavadora, que possuem ciclos para cada tipo de tecido.


Como melhor Lavar à Mão
A maioria dos tecidos pode ser colocada na lavadora, porém, alguns tem a indicação “lavar à mão”. Tecidos muito finos, ou que grudam “pelinhos” podem e devem ser lavados assim. Do mesmo modo que você separa as peças para a lavagem na lavadora, faça com as delicadas. Coloque um sabão ou detergente suave na água e deixe de molho por 3 a 5 minutos. Esfregue suavemente, enxágue e torça o mais delicadamente possível.


Cuidados - Secando as Roupas
No Varal
Roupas brancas e claras podem ser secas ao sol, já as coloridas deve-se colocar à sombra para não desbotar. Armazene os grampos sempre limpos para não sujarem as peças ao serem penduradas, e no varal, use sempre fios de plástico ou arame que possam ser limpo. Pendure as roupas pelo lado mais firme.


Na Secadora
Primeiramente leia o manual de instruções para saber o ciclo e o tempo adequado de cada secadora de roupas. Não sobrecarregue a secadora, isso fará com que suas roupas não sequem. Com o calor da secadora, as roupas ao serem retiradas ficam mais fáceis de dobrar e não amassam facilmente.

Símbolos nas Etiquetas das Roupas
Ao comprar uma peça de roupa, na etiqueta sempre há algumas indicações para o consumidor. Obrigatoriamente por lei, todas as roupas devem ter esse tipo de indicação: composição e processo de lavagem. O espaço é pequeno, portanto, os processos são representados por símbolos, que por vezes, são indecifráveis. Para conseguir identificá-los, um resumo segue na tabela abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bom Dia!

Que seja belo seu dia...
Que tenha sorrisos, suspiros,
abraços, alegria
cheio de esperanças
e novos sabores de sentimentos,
vontades, desejos e sonhos
Mas de nada vale,
Se não temos um Bom Dia...
Então, que você tenha um ótimo dia.